Source: Hotelogix

A importância de uma OTA (agência virtual de viagem) jamais deve ser subestimada no mercado hoteleiro. Elas oferecem as maneiras mais convenientes para os clientes buscarem e compararem preços de hotéis online. Isto é feito do conforto de suas casas, ou enquanto estão na estrada, na busca de um quarto.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre as agências virtuais de viagem e o que elas oferecem. Elaboramos uma lista com as melhores OTAs para quem está no ramo hoteleiro.

Agências Virtuais de Viagens

É fato que a maioria dos hoteis tem clientes regulares que fazem negócios de maneira consistente. No entanto, com a explosão das OTAs na indústria hoteleira, não é realista esperar que todas as reservas sejam realizadas de maneira direta. Além disso, clientes mais afastados da sua região talvez nem saibam da existência do seu hotel.

É aqui que entra a importância das OTAs. A grande maioria dos consumidores recorrem às agências virtuais de viagem. Estas plataformas possibilitam que você anuncie seus quartos e crie relações com novos clientes, os quais de outra forma não saberiam da existência do seu hotel.

É importante que você saiba quais são as principais agências que poderão beneficiar o seu hotel. Ao optar pelas melhores OTAs do mercado, você dará mais visibilidade ao seu hotel. Isto aumenta significativamente as suas chances de esgotar os quartos disponíveis, inclusive no último minuto.

No entanto, é fundamental que você esteja anunciando junto às OTAs corretas para ter um grande alcance. Se você não estiver anunciando nas plataformas corretas, você não estará beneficiando o seu negócio, e isso não agreagará nos lucros da sua empresa.

Cada OTA tem seu ponto forte em relação à eficiência de marketing para cada grupo consumidor. Elaboramos uma lista contendo informações sobre o que algumas OTAs podem oferecer em relação aos diferentes mercados.

A lista a seguir inclui algumas das melhores agências virtuais de viagem, às quais você deve dar mais atenção.

Listas das Melhores Agências Virtuais de Viagens

Booking.com

Booking.com e Priceline pertencem à mesma companhia. Elas são as mais antigas OTAs no ramo hoteleiro, atuando desde 1996. Conta com anunciantes de mais de 200 países. Assim como as outras companhias na lista das OTAs, Booking.com permite que os usuários reservem quartos, casas de férias, pousadas, entre outros.

Hotels.com

Hotels.com permite que usuários reservem hoteis, bem como B&B e alugueis de curta duração. Sua sede é em Dallas, no Texas, sendo parte da organização guarda-chuva Expedia Group. No Hotels.com você encontra acomodações internacionais, e grande parte do foco da companhia é a recorrência de clientes. O programa “Hotels.com Rewards” permite que os usuários reservem uma diária gratuita a cada 10 reservas feitas. Quando você anuncia no Expedia, seu hotel está automaticamente visível no Hotels.com.

Expedia.com

O Expedia é uma das maiores OTAs no mercado hoteleiro e a principal OTA operada pelo Expedia Group. A empresa está ativa desde 2001, com sede em Bellevue, WA. A Expedia se tornou uma das OTAs mais lucrativas no mundo. Ela mantém 40 sites separados, localizados em países diferentes. Os usuários têm diversas opções no Expedia, tais como hoteis, casas de férias, B&B’s, aluguel de carros, atividades, voos, entre outros serviços. A estratégia de marketing do Expedia é focar em opções de baixo custo na indústria turístico-hoteleira.

Agoda.com

Agoda.com tem sede em Singapura e tem clientes no mundo todo. Juntamente com outras empresas, ela está sob o grupo Book Holdings, a empresa-mãe de Booking.com. Na Agoda.com, usuários tem a possibilidade de pesquisar em um diretório com mais de um milhão de opções. Seu foco principal é o mercado asiático; porém, mais recentemente, a empresa está focando também na Europa e Américas. A tática principal de marketing é oferecer aos usuários opções de hospedagem de baixo custo.

Priceline.com

A Priceline.com também é de propriedade da Booking Holdings. No entanto, a Priceline.com está sediada em Norwalk, Connecticut. Destaca-se das outras empresas do grupo por focar em opções de viagem a preços reduzidos. Sua diferencial é a opção “Name Your Price”, onde os usuários podem definir preço, localização e quantidade de estrelas dos hoteis. Com estas informações, a Priceline.com buscará a melhor opção disponível.

HRS.com

A HRS.com tem sua sede em Colônia, na Alemanha, com escritórios em Paris, Londres e Nova York. Ela iniciou como uma agência física de viagens em 1972. HRS.com oferece serviços para clientes particulares e corporativos. Seu foco principal é a área dos negócios, oferecendo descontos de 30% para clientes corporativos. Esta é uma ótima opção para quem viaja a trabalho.

AirBNB.com

A AirBNB.com oferece a opção de fazer reservas online de acomodações por períodos prologados ou pernoite. As ofertas principais são acomodações familiares, embora mais recentemente esteja ofertando anúncios de hoteis também. É importante ressaltar que a Airbnb é bastante criteriosa quanto aos hoteis publicados em seu site, e estes critérios são bem rigorosos. Hoteis devem comprovar que possuem um design único, espaços comuns, e que suas acomodações tenham uma certa influência local.

LateRooms.com

Laterooms.com é uma plataforma de reservas de hotel sediada em Manchester, UK. Embora a companhia tenha sido fundada em 1999, foi apenas em 2002 que começou a trabalhar na área hoteleira. O seu diferencial de venda é a oferta de promoções de última hora para reservas feitas no mesmo dia. Ou seja, acomodações de última são oferecidas a preços reduzidos. LateRooms.com acaba sendo uma ótima opção para hoteis que frequentemente tem quartos sobressalentes.

TripAdvisor.com

TripAdvisor.com é uma plataforma de hoteis e restaurantes que foca na avaliação e experiência dos consumidores. Desde 2000 tem sua sede em Needham, Massachusetts. Trabalha com terceiros para exibir informações em tempo real sobre disponibilidade e preços dos quartos. Mantém parceria com a Expedia e a Priceline.

No que diz respeito às OTAs na indústria do turismo, há uma ferramenta que pode te colocar à frente do jogo. O Channel Manager (Gerenciador de Canais) da Hotelogix permite que você mantenha seus anúncios nos canais de sua escolha a partir de uma única interface.

Além disso, esta ferramenta atualiza a disponibilidade de quartos automaticamente e publica informações em todos os canais que você escolher. Mudanças de preço e cancelamentos também são atualizados automaticamente.

Conecte o seu PMS ao Channel Manager para retransmitir informações relacionadas às suas vendas diretas. Estas informações serão atualizadas automaticamente também!

Se você está no ramo hoteleiro, você precisa de uma variedade de ferramentas tecnológicas como o Channel Manager.

Esta é apenas uma fração do que o Hotelogix oferece. Somos especializados em expandir lucros através de um software inteligente de gerenciamento e outras estratégias.

Contate um de nossos representantes para combinar uma demonstração. Descubra hoje mesmo o que a Hotelogix pode fazer por você e seu hotel!