Source: Hotelogix

Utilizar a ciência de dados para o gerenciamento dos seus rendimentos é fundamental, especialmente neste momento de pandemia. As estratégias antigas de gerenciamento de receitas hoteleiras já não podem mais ser utilizadas como referência, pois as constantes recuperações e novas restrições continuam mantendo o ambiente bagunçado.

Isto está tornando o novo “normal” da indústria hoteleira bastante desafiador. As estatísticas devem ser medidas e analisadas de uma nova forma, fazendo previsões baseadas nas demandas após as recuperações.

Contudo, os argumentos baseados nos dados iniciais perdem força uma vez que as ondas de Covid geram novas tendências. Isso significa dar constante atenção aos dados atualizados ao invés de basear-se no que aconteceu no ano passado durante o mesmo período.

Ignorar as abordagens antigas significa realizar análises a partir de dados de projeção futura.

Este artigo apresenta uma análise de dados da indústria hoteleira e também mostra como podemos alavancá-la em preparação para as novas restrições e recuperações.

Analisando a Ciência de Dados e a Indústria Turístico-Hoteleira

A análise dos novos dados se tornou o elemento mais importante em relação à pandemia e como contorná-la. Seguem abaixo alguns dados para você tirar proveito, referentes a análise de dados do mercado hoteleiro.

Mudança no Comportamento de Viagem

A pandemia criou uma ruptura na demanda para o setor hoteleiro O comportamento dos viajantes agora é regulado por políticas de governo e imposição de restrições. Estas restrições têm sido recorrentes em todo o globo desde o início da pandemia.

Estas condições instáveis tornam a atmosfera da indústria turístico-hoteleira bastante imprevisível. Para compreender a demanda, proprietários e empresas devem avaliar as restrições específicas de viagens dos seus respectivos governos.

Os turistas não têm certeza de quando poderão viajar novamente, então a janela de reservas se torna muito menor. Muitas vezes as reservas são feitas logo antes da chegada, fazendo com que os dados referentes às reservas confirmadas percam relevância na questão da previsibilidade.

Há sinais de que isto está se modificando nos diversos mercados. A indecisão em relação às viagens internacionais também gerou um aumento significativo na procura do turismo doméstico. Isso significa que os dados relacionados à demanda também se modificou.

As viagens corporativas estão suspensas na maior parte dos países, ou seja, a demanda foi transferida quase que exclusivamente para viagens de lazer e férias. Com menor taxa de procura e com a oferta instável, a competição se torna ainda mais acirrada.

Além disso, com as questões de segurança e distanciamento social ainda permeando os turistas, os hoteis estão competindo por meio de soluções alternativas e mais reservadas. Estas novas soluções viram um aumento na procura em relação aos hoteis comuns.

Há uma grande gama de fatores a ser considerada, e isto significa que as equipes comerciais tiveram que se manter ágeis e deselvolver uma estratégia para apenas sobreviver. Nos orçamentos para 2022, deve haver algum tipo de luz no fim do túnel.

Programas de vacinação estão se expandindo globalmente, e isto tem permitido que as economias reabram. As restrições têm sido mais flexíveis, e as viagens domésticas a lazer estão retornando e trazendo boas notícias para a indústria do turismo.

No entanto, uma rápida olhada nas notícias mostrar que isto não é tão simples assim. Há outros desafios que têm vindo à tona regularmente, criando novas restrições governamentais que mudam rapidamente. Um bom exemplo disto é Portugal. Portugal passou à lista “verde” do Reino Unido, fazendo com que a demanda disparasse. Contudo, menos de um mês depois Portugal foi tirado da lista, o que novamente afetou a indústria do turismo por lá.

Não se sabe por quanto tempo a situação permanecerá assim, mas enquanto permanecer, a demanda será imprevisível. Durante este período de instabilidade o melhor é valer-se de uma previsão mais ponderada, utilizando um software de análise de dados hoteleiros.

Utilizando Dados de Estimativas para Previsões Precisas

Ninguém há no mundo corporativo do turismo e da hotelaria que tenha passado por algo semelhante a esta pandemia no passado. Viajar tem dependido unicamente de políticas governamentais juntamente com uma demanda global totalmente enfraquecida. Isso quer dizer que as antigas métricas de rendimentos utilizadas para a análise dos negócios e tomada de decisões não tem mais utilidade.

O processo orçamentário baseia-se em grande parte em estimativas e previsões. Agora que estamos em um momento crítico, onde as economias enxutas não podem ser mal empregadas, apresenta-se um grande desafio. Como fazer projeções precisas quando os dados e os métodos tradicionais já não servem mais?

Donos de hoteis têm tido que realizar uma transição de modelos de previsão de demanda baseado em dados habituais, para outros métodos, tais como previsões constantes de curto prazo e dados de projeção futura. Quando os mercados mudam rapidamente, o uso de um software de gerenciamento de receitas de hoteis se torna crucial.

Quando você coleta dados de diversas fontes, aparecem os verdadeiros motivos das intenções dos viajantes para o seu segmento de mercado. Entender a intenção de viagem dos viajantes e a projeção dos dados de demanda é importante para criar modelos de previsão realistas durante a temporada orçamentária.

Quando as projeções são feitas com a antecedência de um ano, os proprietários conseguem analisar o mercado-alvo para entender quem viaja para onde. Munido das informações corretas sobre as janelas de reserva e duração de estadia, os proprietários conseguem alocar fundos para campanhas de marketing que visem as datas precisas, duração de estadia, e o grupos-alvo específicos.

O melhor procedimento é olhar para o futuro e buscar-se planos mais abrangentes. É muito mais fácil elaborar planos e soluções quando dados de projeção estão prontamente disponíveis. As equipes comerciais conseguem se preparar melhor para as mais variadas situações, criando prognósticos baseados nos melhores e piores quadros.

Isto dá uma visão ampla dos rendimentos nas várias situações de ocupação das acomodações, e com diferentes segmentos demográficos. Com isso, as tomadas de decisão se tornam mais rápidas e precisas.

Previsões a médio a longo prazo são elementos fundamentais para manter os lucros no caminho certo. Quando o mercado se torna imprevisível, você precisa reagir às mudanças de demanda imediatamente assim que elas ocorrem. Quando você está à frente destas situações, você cria oportunidades para alavancar suas receitas.

Uma nova fase de recuperação é iminente, mas o retorno total às condições de demanda pré-Covid ainda precisará de um tempo para acontecer. Certos mercados internacionais irão reabrir em ritmos diferentes e com diferentes restrições. Estas reaberturas e restrições estarão baseadas nos níveis de vacinação, políticas governamentais de viagem e o retorno das viagens corportativas. É fundamental que você esteja devidamente equipado para analisar todas os parâmetros mencionados para contornar a onda de Covid.

Isto deve ocorrer como uma análise constante destes novos elementos, já que as novas restrições e recuperações podem trazer novos dados mais relevantes que os anteriores. E que impacto isso tem na indústria turístico-hoteleira? Bom, isso basicamente faz com que décadas de dados se tornem inúteis no que diz respeito aos modelos de projeção e previsão. Contudo, a substituição de tecnologia e inteligência articficial podem bastar neste caso.