Source: Hotelogix

A tecnologia está mudando a maneira de como treinamos, analizamos, otimizamos, integramos e gerenciamos os negócios em todo o mundo corporativo. Uma das tendências mais significativas de 2021/2022 foi aproveitar esta tecnologia nos dispositivos móveis.

Quanto à esta tendência, a indústria hoteleira não é exceção. No entanto, os termos “móvel” e “mobilidade” ganham novos significados no setor hoteleiro.

Considere as vantagens de um PMS (Sistema de Gerenciamento de Propriedade).

Se você já conhece os benefícios de um PMS, não será necessário muita explicação para demonstrar os benefícios da versão móvel do PMS. No entanto, podem haver vantagens significativas em se utilizar um aplicativo móvel de PMS que você pode não ter considerado ainda.

Não existe apenas uma única opção de mobilidade na indústria hoteleira. Quando você descobre como estes elementos de mobilidade podem ser utilizados em um hotel, as possibilidades se tornam infinitas.

Caso você ainda não tenha feito esta mudança, este artigo artigo pode dar aquele empurrãozinho que você precisa. Aqui estão as principais vantagens dos aplicativos móveis para a indústria hoteleira.

Aplicativos Móveis na Indústria da Hoteleira

Muitas tarefas podem ser feitas a partir de um aplicativo de gerenciamento virtual de propriedade. Considere a conveniência de alavancar os seguintes serviços:

  • Concierge virtual
  • Check-in virtual
  • Acesso com chave virtual
  • Sistema virtual de gerenciamento de propriedade

Tudo isso é possivel com um aplicativo de gerenciamento virtual de propriedade. Além da conveniência destas opções, há muitos outras vantagens em se ter um sistema de gerenciamento de propriedade, que destacamos na seção a seguir.

Redução de Custos

Proprietários de hoteis às vezes fogem de investir em formas atualizadas de tecnologia por terem ressalvas quanto aos custos inicias. Investir em novos sistemas não é algo caro. Dúvidas sobre se os aplicativos de gerenciamento de hoteis passam na cabeça de proprietários e executivos.

Entretanto, a maioria destas pessoas não se dá conta de que não se atualizar em um estágio inicial pode custar bem mais caro no futuro. Uma das vantagens de se ter o melhor applicativo de PMS é a redução de custos iniciais pelo fato de o processo de treinamento de novos funcionnários ser muito mais simples.

O aplicativo móvel para o seu hotel funciona de maneira muito mais simples e o custo de manutenção também é mais baixo. Também são mais fáceis de se utilizar do que as plataformas comuns de PMS.

Todos os benefícios mencionados acima permitem que você reduza custos de diferentes maneiras. No final das contas, aplicativos móveis de hotel podem, sim, ser um bom investimento.

Aumento dos Rendimentos e Serviços Mais Eficientes para os Hóspedes

Um PMS virtual não só ajuda com a redução de custos, mas as suas chances de aumentar seus rendimentos são muito maiores também. Estas plataformas possibilitam que você crie sistemas de trocas de mensagens com seus hóspedes em tempo real para a realização de upgrades de quartos, monetização de check-in antecipado/late check-out, etc. a partir de um smartphone. Ou seja, a comunicação ocorre da maneira mais conveniente possível.

A questão da mobilidade também pode modificar o papel dos seus funcionários na recepção. Estas plataformas permitem que os recepcionistas consigam aumentar os lucros, além de agregar à satisfação do cliente.

Os recepcionistas podem se comunicar remotamente com os hóspedes a partir de qualquer lugar do hotel. Eles podem interagir em conversas relacionadas à viagem, além de fornecer ofertas especiais e upgrades com fotos enviadas aos smartphones e tablets.

Quiosques inteligentes são uma outra opção diferenciada para tornar o serviço de recepção mais eficiente. Estes quiosques auxiliam na redução de filas de check-in e possibilitam incluir mais opções no lobby para seus hóspedes desfrutarem. Você irá ter mais espaço para bar de vinhos, lounges e outras opções de vendas.

Esses diferenciais ajudam você a estabelecer a sua marca. Você também cria um ambiente mais acolhedor para os seus hóspedes.

Sua Equipe Mais Eficiente

A tecnologia aumenta a automatização, o que geralmente resulta em uma maior produtividade na equipe. Ao utilizar uma plataforma móvel capaz de fornecer informações, estatísticas e comunicação entre departamentos, seus funcionários se tornam mais eficientes.

Isto elimina a necessidade do uso de walkie-talkies, pranchetas, entre outros. Um PMS móvel significa ter um acesso remoto permanente ao status dos quartos, e ficando a par de eventuais solicitações e reclamações dos hóspedes.

As camareiras também tem um aumento na produtividade e eficiência. Estas plataformas eliminam a necessidade de telefonemas constantes da recepção para saber sobre as situações de check-out e outras informações.

Em geral, sua equipe se torna mais flexível e ágil quando se beneficia das vantagens da mobilidade e do acesso remoto à informação.

Você tem ressalvas quanto a aplicativos móveis para o seu hotel? Seguem algumas concepções errôneas que as pessoas têm quanto a estes aplicativos.

Concepções Errôneas em Relação aos Aplicativos Móveis Hoteleiros

Estas são algumas das concepções errôneas relacionadas ao investimento em aplicativos móveis e outras tecnologias no ramo hoteleiro.

Eles São Apenas para as Grandes Redes ou Marcas

Uma das desculpas mais comuns para não investir em um PMS móvel é suposição de que eles são para grandes redes. Contudo, muitas das pequenas e médias empresas no ramo hoteleiro se beneficiam do PMS virtual e de outros aplicativos hoteleiros..

Aplicativos móveis inclusive criam oportunidades para pequenos hoteis. Alguns visitantes que estão mais afastados das grandes cidades podem se interessar pelo impacto local e pelo ambiente aconchegante dos pequenos hoteis.

Estas organizações podem se beneficiar destes elementos utilizando aplicativos móveis de maneira eficiente. Além disso, hoteis que estão buscando crescer, podem utilizar estas plataformas para a ajudar trazer a sua marca a um nível nacional ou global.

Características Semelhantes às de um Website

Muitos proprietários de hoteis supõem que estes aplicativos móveis e suas características apenas reproduzem o que os sites de reserva já oferecem. É uma concepção errônea de que a reserva remota e a atualização automática de preços são os únicos benefícios que os apps de hoteis podem trazer para seus usuários.

Comunicação em tempo real, check-outs tardios, check-ins antecipados e lidar com solicitações são apenas uma amostra do que estes aplicativos podem oferecer. É importante não subestimar as vantagens destes aplicativos móveis em termos de atendimento ao cliente.

Se você está pensando em se tornar “móvel” na indústria hoteleira, este é um ótimo momento para fazê-lo. Tecnologias inovadoras estão revolucionando a indústria, e você não pode ficar para trás.

A Hotelogix pode te colocar à frente nas questões de tecnologia e controle. Mobile Hotel é apenas um dos exemplos de como podemos ajudálo a se tornar móvel e desfrutar de todos os benefícios dos aplicativos de hotelaria.

Se você tem dúvidas em relação à mobilidade ou outros benefícios que podemos oferecer para a sua empresa, contate um de nossos representantes; eles irão fornecer toda as informações que você precisa!